terça-feira, 21 de maio de 2013

Em memória de Ti




“Como o trigo do pão deixou-se moer, e a uva do vinho deixou-se esmagar. Pelos nossos pecados quiseste morrer e teu sangue por nós numa cruz derramar” (Em memória de Ti – MILAD - 1986).

É interessante analisarmos os elementos da Ceia: pão e vinho. 

Para que o pão chegue à mesa, é necessário que o trigo seja moído de forma que os grãos se transformem em uma farinha.  A farinha, por sua vez, vira uma massa que, então, é levada ao fogo. Assim, resumidamente, obtém-se o pão. Para termos o vinho, as uvas são esmagadas (pisadas) e, depois de um processo lento, obtém-se o vinho.

Esses dois elementos, pão e vinho, representam o corpo e o sangue de Cristo. A Bíblia diz que Cristo “foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:5)

Da mesma forma que o trigo e a uva passam por um processo de ‘destruição’ para se tornarem em pão e vinho, Jesus foi moído, esmagado e morto, para que nós pudéssemos ter a salvação, para que nós, os verdadeiros culpados, não fôssemos esmagados e destruídos.  “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si” (Isaías 53:4).

Ao comermos o pão e bebermos o vinho estamos lembrando o sacrifício de Cristo. Essa história de dores e sofrimentos tem seu ápice na ressurreição e vitória de Jesus. E tudo isso Ele fez por amor. “Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito” Isaías 53:11

Presb. Daniel Moura - IPBV
Itajubá 01 de Agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário